Menu

Exercícios Sobre Acentuação Gráfica: Aprenda de Forma Prática

A língua portuguesa é repleta de regras que orientam a escrita correta das palavras, sendo uma delas a acentuação gráfica. Apesar de parecer uma questão simples, o uso adequado do acento pode evitar ambiguidades, facilitar a leitura e garantir a clareza na comunicação escrita. Para estudantes, professores e interessados na língua, dominar as regras de acentuação é fundamental e, muitas vezes, desafiador.

Pensando nisso, preparamos este artigo completo com exercícios sobre acentuação gráfica, que irão ajudá-lo a compreender e aplicar de forma prática as regras que regem o uso do acento nas palavras. Através de exemplos, explicações detalhadas e atividades práticas, nosso objetivo é tornar o aprendizado mais interativo e eficiente.

Vamos explorar as principais regras de acentuação, suas exceções, além de oferecer exercícios que facilitarão a fixação do conteúdo. Desejo que, ao final, você se sinta mais confiante para identificar e aplicar corretamente os acentos em seus textos.

As principais regras de acentuação gráfica

1. Acento nas palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

A acentuação correta depende da classificação da palavra quanto à tonicidade da sílaba.

Palavras oxítonas

São aquelas cuja última sílaba é a mais forte. Recebem acento quando terminadas em:
- A(s), E(s), O(s), EM, ENS
- Exemplos: capacete, sofá, jacaré, armazém, além

Palavras paroxítonas

São aquelas cuja penúltima sílaba é a mais forte. Recebem acento nas palavras terminadas em:
- L, N, R, X, I(s), U(s), Ao, A(s), e os ditongos abertos é, éi, ói
- Exemplos: órgão, bíceps, álbum, tórax, júri

Palavras proparoxítonas

São aquelas cuja antepenúltima sílaba é a mais forte. Todas são acentuadas
- Exemplos: médico, lâmpada, lâmpada, púrpura, lâmpada

2. Acento em palavras com ditongos abertos

Regra geral: Os ditongos abertos é, éi, ói recebem acento nas palavras paroxítonas.
- Exemplos: heróico, idéia, heróico

3. Acento nas palavras terminadas em "a", "e" e "o" tônicos

Nas palavras monossílabas tônicas, o acento é utilizado para distinguir palavras com grafia semelhante, mas significados diferentes.

PalavraSignificadoExemplo de usoAcento
pelopreposição ou cabeloEu dei pelo ao cachorro.Sem acento, quando preposição
pôdepassado do verbo poderEle pôde viajar ontem.Com acento, para indicar passado

4. Uso do acento em palavras terminadas em "-u", "-i", "-o" com acento diferencial

Algumas palavras adotam acento para distinguir de outras semelhantes sem acento.

  • Para (verbo) e para (preposição)
  • Pelo (substantivo) e pelo (preposição)

5. Regras específicas para o uso do til (~)

  • Usado em palavras oxítonas e paroxítonas terminadas em "em", "ens", "um", "uns", "ão", "ãos"
  • Exemplos: mão, avô, fã, também, manhã

6. Regras para o uso do acento em palavras com "i" e "u" tônicos deprimidos

  • Quando esses dois vogais aparecem em palavras paroxítonas e não formam ditongos, recebem acento.
  • Exemplos: você, júri, lápis, bíceps

Exercícios práticos sobre acentuação gráfica

Para fixar o conteúdo, proponho uma série de exercícios. Recomendo que tente resolvê-los antes de consultar as respostas ao final.

Exercícios de identificação

  1. Identifique as palavras que estão corretamente acentuadas:
    a) joa, café, líder, apóia
    b) joá, café, líder, apóia
    c) jóia, café, líder, apóia
    d) joia, café, líder, apoiá

  2. Marque as alternativas em que todas as palavras estão corretamente acentuadas:
    a) médico, lâmpada, vírus, júri, análise
    b) medico, lampada, virus, juri, analise
    c) médico, lámpara, vírus, júri, análise
    d) medico, lâmpada, vírus, júri, analise

  3. Quais das palavras abaixo são oxítonas?
    a) sofá, jacaré, pão
    b) polícia, tênis, carvão
    c) útil, vírus, álbum
    d) céu, café, amável

Exercícios de aplicação

  1. Complete as lacunas com a forma correta:
    a) A palavra gênero leva acento na sílaba _.
    b) Na frase "Ela não pode vir hoje", o acento indica o tempo _
    .
    c) A palavra "comível" é uma palavra __.
    d) A forma correta de escrever é idéias ou ideias?

  2. Coloque o acento adequado nas palavras abaixo:
    a) heroi
    b) juri
    c) acao
    d) corretissimo

  3. Explique o uso do acento na palavra "pôde" e em qual contexto ela é usada sem o acento.

Respostas dos exercícios (para conferência)

  1. c) jóia, café, líder, apóia
  2. c) médico, lámpara, vírus, júri, análise
  3. a) sofá, jacaré, pão
  4. a) última; b) passado; c) paroxítona; d) ideias (não leva acento)
  5. a) herói; b) júri; c) ação; d) corretíssimo (com acento no superlativo)
  6. A palavra "pôde" leva acento quando é a forma do passado do verbo poder (ele pôde). Sem o acento, corresponde ao presente do verbo, como em pode (ele pode).

Conclusão

A acentuação gráfica é uma ferramenta essencial para a correta escrita e compreensão do português. Dominar as regras, identificar as palavras que exigem acento e praticar com exercícios são passos fundamentais para adquirir maior autonomia na escrita.

Neste artigo, explorei as principais regras de acentuação, exemplifiquei suas aplicações, e propus exercícios para que você pudesse praticar de forma ativa. Espero que, com essa abordagem prática, o estudo da acentuação se torne mais claro, acessível e eficiente.

Lembre-se de revisar constantemente as regras, fazer exercícios e consultar fontes confiáveis sempre que tiver dúvidas. Assim, você conquistará maior precisão na sua comunicação escrita.

Perguntas Frequentes (FAQ)

1. Como saber se uma palavra oxítona deve receber acento?

Palavras oxítonas recebem acento quando terminadas em A(s), E(s), O(s), EM, ENS. É importante memorizar essas terminações. Por exemplo, cafés, relogé, japónisel.

2. Quais são as principais diferenças entre palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas?

  • Oxítonas: última sílaba é a mais forte.
  • Paroxítonas: penúltima sílaba é a mais forte. (a maioria das palavras é paroxítona)
  • Proparoxítonas: antepenúltima sílaba é a mais forte. (todas levam acento)

3. Por que algumas palavras levam acento diferencial?

O acento diferencial serve para distinguir palavras com mesma grafia, porém com significados diferentes, como pelo (substantivo) e pelo (preposição).

4. Quais regras de acentuação se aplicam às palavras com ditongos abertos?

Palavras paroxítonas terminadas em éi, ói, é, ê, ó geralmente recebem acento para marcar o ditongo aberto, como em heróico, idéia.

5. Como usar o til (~) corretamente nas palavras?

Utiliza-se o til em palavras oxítonas e paroxítonas terminadas em em, ens, um, uns, ão, ãos. Exemplo: mão, ansão, pão.

6. Como diferenciar o uso de "pode" e "pôde"?

  • Pode (sem acento) é o presente do verbo poder.
  • Pôde (com acento) é o passado do verbo poder no pretérito perfeito.

Referências

  • Real Academia Brasileira de Letras (https://www.rbl.org.br)
  • Academia Planejar - Gramática e Ortografia do Português
  • Curso de Português Claro - Secretaria de Educação de São Paulo
  • Cegall, F. (2020). Gramática Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Passageira.
  • Ministério da Educação - Guia de Ortografia e Acentuação
  • Diccionario Aurélio da Língua Portuguesa

Artigos Relacionados