A conquista de uma comunicação clara e correta é fundamental para o desenvolvimento do domínio da língua portuguesa. Entre os aspectos essenciais para essa competência, a concordância nominal destaca-se como uma das regras mais desafiadoras, principalmente para estudantes que buscam aprimorar sua escrita e sua fala. Nesse contexto, entender como aplicar corretamente a concordância entre substantivos e adjetivos, pronomes, artigos e numerais é imprescindível para garantir que a mensagem transmitida seja fiel à norma culta da língua portuguesa.
Este artigo apresenta uma abordagem completa e detalhada sobre exercícios de concordância nominal, tendo como objetivo auxiliar estudantes, professores e entusiastas do idioma a praticar, aprender e consolidar esse tema tão importante. Com exemplos, dicas e avaliações, minha intenção é tornar essa jornada de aprendizagem mais acessível, eficiente e enriquecedora.
Vamos explorar desde conceitos básicos até exercícios práticos, usando uma linguagem clara, exemplos didáticos e estratégias para que você domine de vez a concordância nominal e fortaleça sua competência linguística.
O que é concordância nominal?
A concordância nominal é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e os termos que o acompanham, como adjetivos, pronomes, artigos, numerais e alguns certos grupos de palavras. Resumidamente, ela garante que todos esses elementos concordem entre si em relação ao sexo (masculino ou feminino) e à quantidade (singular ou plural).
Por exemplo:- As casas lindas (o artigo "as" e o adjetivo "lindas" concordam com o substantivo "casas", que está no plural e no feminino).- O menino inteligente (o artigo "o" e o adjetivo "inteligente" concordam com "menino", que é singular e masculino).
A correta aplicação da concordância nominal torna a linguagem mais harmônica, clara e formalmente adequada em diferentes contextos, sobretudo na escrita acadêmica e oficial.
Regras fundamentais de concordância nominal
Para facilitar o entendimento, enumerei as principais regras de concordância nominal, que serão essenciais para o desenvolvimento de exercícios e para fixar os conceitos:
1. Concordância do substantivo com seus adjuntos e artigos
- O artigo e o adjetivo devem concordar com o substantivo em gênero e número.
Exemplo: - Cidades grandes (plural feminino) - Homem honesto (singular masculino)
2. Concordância do adjetivo com o substantivo
- Quando o adjetivo estiver qualificando apenas um termo do sujeito, deve concordar com esse termo, mesmo que seja um termo composto ou uma expressão que indique pluralidade.
3. Concordância do pronome com o substantivo
- Os pronomes devem concordar em gênero e número com os substantivos a que se referem.
4. Concordância de numerais e expressões de quantidade
- Os numerais e expressões de quantidade devem concordar com o substantivo, de acordo com o número que indicam.
5. Concordância com nomes coletivos e nomes de espécies
- Quando indicam um conjunto de indivíduos, o substantivo pode ficar no singular, enquanto os termos que o acompanham concordam em número ou gênero, dependendo do contexto.
Exemplos práticos de concordância nominal
Frase incorreta | Frase correta | Explicação |
---|---|---|
As menino estão felizes. | Os meninos estão felizes. | Concordância entre o artigo, o substantivo e o sujeito. |
A crianças brincando no parque. | As crianças brincando no parque. | Concordância do artigo, do substantivo e do adjetivo. |
Uma mulheres bonitas chegaram cedo. | Uma mulher bonita chegou cedo. | Concordância entre o artigo e o substantivo, além do adjetivo. |
Os livros interessante estão na prateleira. | Os livros interessantes estão na prateleira. | Concordância do adjetivo com o plural do substantivo. |
Como praticar exercícios de concordância nominal?
Praticar é o melhor caminho para internalizar as regras de concordância nominal. A seguir, apresento uma sequência de exercícios variados, com níveis de dificuldade crescente, para que você possa testar seu conhecimento e identificar áreas que precisam de mais atenção.
Exercício 1: Complete as frases com a forma correta
- As ____ (professor / professora) deram aula até tarde.
- O aluno e a aluna são ____ (inteligente / inteligentes).
- Uma turma de ____ (criança / crianças) participou do evento.
- Os livros ____ (novo / novos) estão na estante.
- A ideia e as opiniões ____ (diverso / diferentes) foram discutidas na reunião.
Exercício 2: Corrija as frases com erro de concordância
- As menina estão estudando na biblioteca.
- Uma mulheres fortes conquistaram o prêmio.
- Os cachorro estão no jardim.
- A estudantes dedicados merecem reconhecimento.
- Os flores coloridas decoraram o ambiente.
Exercício 3: Associe as expressões às regras de concordância
a) Os brinquedos (novo / novos) estão na caixa.
b) Cada aluno (dever / deve) entregar o trabalho até sexta-feira.
c) As cidades (grande / grandes) do interior são visitações obrigatórias.
d) Uma turma de estudantes (participar / participa) da atividade.
e) Os livros (antigo / antigos) foram doados para a biblioteca.
Exercício 4: Crie frases usando as seguintes palavras, aplicando corretamente a concordância nominal
- Menino, novela, computador, flor, notas.
Exercício 5: Interprete e analise a seguinte frase
"Os professores e as professoras dedicados receberam elogios."
Questões:
a) Por que a concordância está correta?
b) Como seria se as palavras "professor" e "professora" estivessem no singular?
c) Qual a importância da concordância nesta frase?
Exercício 6: Complete com as expressões corretas de acordo com a regra de concordância
a) Os dois irmãos _ (alto / altos) chegaram cedo.
b) Cada um dos alunos (precisar / precisa) entregar o trabalho.
c) As poucas dúvidas _ (esclarecer / esclareceram) durante a aula.
d) Uma turma de (menino / meninos) foi formada para o projeto.
e) Os resultados ____ (bom / bons) foram apresentados na reunião.
Dicas para aprender e dominar a concordância nominal
- Leia bastante: A exposição a textos variados ajuda a entender o uso natural das regras.
- Pratique com exercícios: Quanto mais você praticar, mais natural será a sua aplicação.
- Anote as regras: Faça fichas ou resumos que possam ser revisados com frequência.
- Preste atenção na hora da escrita: Antes de finalizar um texto, revise as concordâncias.
- Utilize exemplos: Crie suas próprias frases a partir de regras aprendidas.
- Busque estudos complementares: Use livros didáticos, vídeos e quizzes online para reforçar o aprendizado.
Conclusão
A concordância nominal é uma das bases da correção linguística na língua portuguesa. Dominar suas regras não apenas melhora sua escrita e fala, mas também reflete um conhecimento avançado da norma culta, conferindo maior credibilidade às suas comunicaçãoções. Para isso, é fundamental compreender os conceitos básicos, praticar com exercícios variados e revisar constantemente seus textos.
Por meio deste artigo, espero ter proporcionado uma compreensão clara e prática sobre os exercícios de concordância nominal. A friendly dica é praticar regularmente, pois a aplicação constante das regras é que consolidará sua aprendizagem. Com dedicação, paciência e uso contínuo, você se tornará cada vez mais confiante na sua competência linguística.
Perguntas Frequentes (FAQ)
1. Quais são os principais problemas na aplicação da concordância nominal?
Os principais problemas estão relacionados à dificuldade em identificar o gênero e número corretos do substantivo, sobretudo em expressões compostas, nomes coletivos ou com termos de classificação variada. Além disso, erros acontecem ao não harmonizar corretamente os termos que acompanham o substantivo, como adjetivos, pronomes e artigos.
2. Como identifico se um termo deve ficar no plural ou singular na concordância nominal?
A decisão depende do número que o termo indica. Se a palavra ou expressão indicar quantidade, ela deve estar no plural. Se indicar singularidade, deve ficar no singular. Palavras de quantidade e expressões de pluralidade, como "muitos", "poucos", "diversas", são indicativos de pluralidade.
3. Quando usar o singulark com nomes coletivos?
Usa-se o singular com nomes coletivos quando se refere à ideia de conjunto como um todo. Por exemplo: A equipe foi vencedora. No entanto, se a intenção é destacar a diversidade ou a multiplicidade, predomina o uso do plural: As equipes ficaram divididas.
4. É possível usar concordância com termos indefinidos ou expressões quantificadas?
Sim, mas com cuidado. Em expressões como "uma grande quantidade de", o termo "quantidade" fica no singular, e os termos que a acompanham também concordam em singular. No entanto, se enfatizar a pluralidade de elementos, o uso do plural será adequado.
5. Como aplicar a concordância nominal em locuções e expressões adjetivas?
Para locuções ou expressões compostas, a regra geral é que o termo principal dita a concordância. Por exemplo: Uma pessoa de grande talento (singular) ou Pessoas de grande talento (plural). A atenção deve estar na ideia que se quer transmitir—singular ou plural—para ajustar a concordância adequadamente.
6. Quais erros comuns na concordância nominal devo evitar?
Os erros mais frequentes incluem: concordar o artigo ou o adjetivo com o sujeito de forma incorreta, usar o plural em termos que deveriam estar no singular ou vice-versa, e não ajustar a concordância em expressões compostas ou nomes coletivos. Além disso, confundir o gênero em palavras com terminações ambíguas também é comum.
Referências
- AZEVEDO, Maria Helena de Moura. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. São Paulo: Ática, 2009.
- BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009.
- DINIZ, Vinícius. Gramática Portuguesa para Concursos. São Paulo: Atual, 2015.
- SÁ, José de Nicola. Português Claro. São Paulo: Saraiva, 2008.
- PORTAL SOFISSONE. Guia de Gramática e Redação. Disponível em: https://www.sofissone.com.br/.
Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer e aprofundar seu entendimento sobre a Concordância Nominal. Boa prática e sucesso nos seus estudos!