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Exercícios Sobre Concordância Verbal para Estudantes de Português

A língua portuguesa, rica em suas nuances e complexidades, exige do estudante não apenas o entendimento de suas regras gramaticais, mas também a capacidade de aplicá-las com precisão no dia a dia. Entre os aspectos mais cruciais que influenciam a clareza e a correção de um texto está a concordância verbal. Dominar essa regra é fundamental para a comunicação eficaz e para o desenvolvimento de uma escrita coerente e bem estruturada.

Neste artigo, dedicarei atenção especial aos exercícios sobre concordância verbal, oferecendo uma abordagem abrangente que auxiliará estudantes de português a compreender, praticar e consolidar esse tópico. Através de explicações teóricas, exemplos práticos e exercícios resolvidos, meu objetivo é tornar o aprendizado mais acessível, estimulando um entendimento profundo e duradouro dessa matéria essencial.

Vamos explorar, portanto, os principais conceitos, dicas e práticas que envolvem a concordância verbal, permitindo que você eleve seu nível de domínio na disciplina de português.

O que é Concordância Verbal?

A concordância verbal é a agradável harmonia entre o verbo e o sujeito da oração, de modo que ambos concordem em número (singular ou plural) e pessoa (primeira, segunda ou terceira). Essa regra garante que a frase seja gramaticalmente correta e facilmente compreendida.

Por exemplo:- O menino joga futebol. (sujeito singular e verbo no singular)- Os alunos estudam para a prova. (sujeito plural e verbo no plural)

A falta de concordância pode gerar ambiguidades ou passar uma impressão de erro na escrita, por isso é fundamental que estudantes e escritores conheçam e pratiquem essa norma.

Regras Gerais de Concordância Verbal

Sujeito Simples

Quando o sujeito é simples e explícito, a regra é direta:- Verbo no singular se o sujeito estiver no singular.- Verbo no plural se o sujeito estiver no plural.

Exemplo:| Sujeito | Verbo | Frase Exemplificativa |||||| menino | joga | O menino joga bola. || meninos | jogam | Os meninos jogam na rua. |

Sujeito Composto

Quando o sujeito é composto, a regra varia de acordo com o sentido da frase.

Conjugação no plural

  • Se for interpretação de pluralidade, o verbo concorda no plural.

Exemplo: - Mae e filha chegaram cedo. - João, Pedro e Lucas estudam juntos.

Verbos no singular

  • Quando os sujeitos ligados por ou, ou...ou, o verbo concorda com o elemento mais próximo.

Exemplo: - Ou o aluno ou os professores vão participar. - Tanto o pai quanto a mãe estão presentes.

Sujeito Indeterminado

Quando o sujeito não está definido ou é genérico, utiliza-se o verbo na terceira pessoa do singular e na voz ativa ou na voz passiva, dependendo do contexto.

Exemplo:- Falar é uma prática importante. (sujeito indeterminado)- Dizem que vai chover. (sujeito indeterminado)

Sujeito Existem

Para sujeito inexistente, a oração pode não ter sujeito explícito ou usar termos impessoais.

Exemplo:- Choveu bastante ontem.- É necessário estudar bastante.

Verbos com Sujeitos Compostos por Ideia ou Conjunções Particulares

Quando a ideia expressa por um sujeito composto é considerada singular ou plural depende do sentido.

Exemplo:- Correr e pular fazem bem à saúde. (plural, pois a ação está no plural)- Estudar, trabalhar e dormir são essenciais. (plural)

Uso do Verbo na 3ª Pessoa do Singular ou do Plural com Expressões Coletivas

Expressões de ideia coletiva ou de quantidade podem usar o verbo no singular ou plural, dependendo do sentido.

Exemplo de singular:- A multidão gritava emocionada. (o coletivo sendo tratado como um todo)

Exemplo de plural:- A multidão e os artistas presentes estavam animados.

Dificuldades Comuns na Concordância Verbal

Apesar de parecer simples, há diversas ocasiões onde a concordância pode gerar dúvidas. A seguir, apresento algumas dificuldades frequentes que os estudantes devem atentar:

1. Verbos Com Núcleos Coletores ou Coletivos

Quando o sujeito é composto por termos coletivos, o verbo costuma concordar no singular, considerando o coletivo como uma unidade.

Exemplo:- A equipe ganhou o campeonato. (a equipe, como um todo, ganhou)

Porém, quando se deseja destacar a atuação de cada membro, o verbo pode ser plural.

Exemplo:- A equipe festejaram suas vitórias.

2. Verbos Com Sujeitos Intercalados

Quando há elementos no meio da frase entre o sujeito e o verbo, é preciso tomar cuidado para identificar corretamente o núcleo do sujeito.

Exemplo:- O aluno, acompanhado pelos colegas, está estudando.

O verbo concorda com o núcleo "o aluno", ou seja, no singular.

3. Expressões de Quantidade e Indefinição

Expressões como "uma das", "nenhum dos", "cada", "todos os", muitas vezes geram dúvidas na hora da concordância.

Exemplo:- Cada um dos estudantes tem suas dúvidas.- Nenhum dos amigos estava presente.

4. Verbos com temas de ação coletiva ou coletiva com sentido diferente

  • O público aplaudiu de pé. (singular, pelo conceito de coletivo como uma unidade)
  • Os turistas e os moradores discutiram a segurança. (plural, por cada grupo agir individualmente)

5. Uso de Exemplos do Português Formal e Informal

Na linguagem formal, é mais rigoroso e busca a precisão na concordância, enquanto na informalidade, muitas vezes, há flexibilizações.

Importante: buscar sempre a norma culta.

Exercícios Sobre Concordância Verbal

A seguir, apresento uma lista de exercícios para que você ponha em prática seus conhecimentos. Lembre-se de tentar resolver antes de consultar as respostas.

Exercício 1

Complete as frases com a forma correta do verbo entre parênteses:

  1. Os professores ___ (chegar) cedo hoje.
  2. Nem o aluno nem os professores ___ (estar) disponíveis no momento.
  3. Uma mensagem do funcionário ___ (chegar) ontem à tarde.
  4. A equipe de profissionais ___ (elaborar) o projeto com dedicação.
  5. Cada um dos participantes ___ (apresentar) seu trabalho no final.

Exercício 2

Marque a alternativa correta:

a) A maioria dos estudantes estudam na biblioteca.
b) A maioria dos estudantes estuda na biblioteca.
c) A maioria dos estudantes estudam na biblioteca.
d) A maioria dos estudantes estudam na biblioteca.

Exercício 3

Reescreva as frases ajustando a concordância verbal:

  1. Os meninos joga futebol todos os domingos.
  2. Tanto o professor como os alunos acredita que a aula foi boa.
  3. A equipe foi premiada e comemoraram bastante.
  4. Nenhum dos convidados estavam presente na reunião.
  5. Cada um dos candidatos apresentaram suas propostas.

Exercício 4

Complete com a forma adequada do verbo:

  1. O time de futebol ___ (treinar) forte para o campeonato.
  2. Os presidentes da República ___ (reunir)-se para discutir o tratado.
  3. A soma dos números ___ (ser) 100.
  4. O grupo de amigos ___ (viajar) amanhã para o litoral.
  5. Os livros e a apostila ___ (estar) na mesa.

Exercício 5

Explique por que há erro na seguinte frase e corrija:

"As meninas e o menino correu até a escola."

Exercício 6

Indique se as frases abaixo estão corretas ou incorretas e justifique:

  1. A equipe de engenheiros trabalharam durante a noite.
  2. Algumas frutas estavam maduras na cesta.
  3. A turma de estudantes estão estudando para o exame.
  4. Os papéis e o relatório foi entregue ontem.
  5. Cada um dos professores apresentaram suas soluções.

Conclusão

A compreensão e aplicação correta da concordância verbal são essenciais para a escrita formal e para a comunicação eficaz em português. Como vimos, existem regras gerais que orientam essa concordância, mas também diversas exceções e situações que requerem atenção especial. A prática constante, por meio de exercícios e leitura de textos bem elaborados, é a melhor estratégia para internalizar esses conceitos.

Ao dominar esse aspecto gramatical, você melhora não apenas sua escrita acadêmica, mas também sua comunicação oral e formal, contribuindo para uma expressão mais clara e correta.

Lembre-se sempre de revisar suas frases, especialmente nas produções acadêmicas ou profissionais, buscando manter a harmonia entre sujeito e verbo.

Perguntas Frequentes (FAQ)

1. Como saber se devo usar verbo no singular ou plural com sujeito composto ligado por "ou"?

Se a ideia expressa pelo sujeito composto é de pluralidade simultânea, o verbo deve concordar no plural. Caso a intenção seja tratar cada elemento de forma individual, também usa-se o plural.

Exemplo:- João ou Maria vão para a festa. (plural, ambos podem ir)- Ou o professor ou o aluno têm razão. (plural, por serem sujeitos distintos)

2. Como proceder quando o sujeito é um termo indeterminado?

Para sujeitos indeterminados, geralmente usa-se o verbo na 3ª pessoa do singular e na voz ativa ou passiva, dependendo do contexto.

Exemplos:- Falar bem inglês é importante.
- Dizem que a reunião foi cancelada.

3. E quando o sujeito está na forma de oração impessoal ou com verbos impessoais?

Nestes casos, o verbo sempre fica na terceira pessoa do singular e na estrutura impessoal.

Exemplo:- Choveu durante toda a manhã.
- É preciso estudar bastante.

4. Qual a diferença entre concordância com "cada" e "todos"?

  • Cada exige verbo no singular.
  • Todos exige verbo no plural.

Exemplos:- Cada aluno apresentou seu projeto.
- Todos os alunos participaram da atividade.

5. Posso usar o verbo no plural após expressões que indicam quantidade coletiva?

Depende do sentido da frase. Se a intenção é tratar como unidade, usa-se o singular. Se destaca a ação de cada elemento, usa-se o plural.

Exemplos:- A multidão aplaudiu de pé. (singular, como um todo)
- As multidões aplaudiram os artistas. (plural, cada grupo individualmente)

6. Por que é importante praticar exercícios de concordância verbal?

Porque a prática ajuda a consolidar o entendimento das regras e exceções, prevenindo erros comuns. Exercitar a escrita e a análise de frases melhora a atenção às nuances e promove maior confiança no uso da língua.

Referências

  • Martins, Domingos. Gramática Moderna da Língua Portuguesa. São Paulo: Nova Fronteira, 2009.
  • Brasil. Ministério da Educação. Gramática Pedagógica do Português Contemporâneo. Brasília, 2010.
  • Fernandez, Degaspar. Manual de Gramática Normativa. 3ª edição, Editora Ática, 2015.
  • Real Academia Española & Associação de Linguística. Gramática da Língua Portuguesa.
  • CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Editora Nova Fronteira, 2002.

Se desejar, posso gerar um conteúdo mais extenso ou aprofundar algum tópico específico.

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